É muito comum que pessoas com mente empreendedora tenham ideias maravilhosas para começar um negócio próprio, mas, não conseguem realizar seus sonhos devido a um único empecilho: O Investimento inicial.
O investimento inicial é fundamental para abrir uma empresa e, sem esse aporte você não conseguirá sair do lugar.
O fato é que existem muitas maneiras de obter esse investimento e, até mesmo de economizar a princípio.
Despertou a curiosidade na sua mente empreendedora? Então continue lendo esse conteúdo e descubra agora mesmo como começar o seu negócio de uma vez por todas!
Defina o valor de investimento inicial
O primeiro passo é saber quanto você irá gastar para iniciar suas atividades, por exemplo:
- Valor do aluguel
- Equipamentos que irá utilizar
- Quanto precisará investir em estoque
- Salário de funcionários
Vale lembrar também os custos burocráticos de abrir uma empresa, pois, você precisará ser pessoa jurídica para ter acesso ao portal nota fiscal e, também, para pagar os tributos referentes ao seu faturamento.
Uma boa dica, para que você não tenha nenhum tipo de surpresa, é colocar dez por cento em cima do valor estipulado, dessa maneira você não ficará com o orçamento apertado.
Crie e estruture seu plano de negócios
Se você deseja obter financiamento de terceiros, o primeiro passo e mais importante é estruturar seu plano de negócios da maneira correta.
Aqui você deverá deixar claro todos os processos que envolveram as atividades da empresa de maneira detalhada, pois, você precisará justificar o valor que está pedindo para investir no seu negócio.
Além disso, é interessante mostrar as metas e objetivos financeiros da empresa, de onde irá sair e entrar dinheiro, quais serão os parceiros e público alvo e como será as estratégias de vendas e divulgação.
O fato é que quanto melhor for a apresentação, mais fácil será obter o financiamento que deseja.
Busque por instituições financeiras
Embora muitas pessoas não queiram fazer empréstimos e financiamentos diretamente com instituições financeiras, talvez essa seja a melhor opção para levantar o valor que deverá ser investido no negócio.
Aqui você pode optar por realizar um empréstimo pessoal ou, até mesmo, um financiamento direcionado ao seu negócio, por exemplo: Para compra de equipamentos, aluguel do espaço físico e divulgação.
O importante é optar por um modelo de financiamento que possua o menor juros possível, afinal, você precisará pagar mensalmente a parcela.
Procure por um sócio
Se você não consegue iniciar o negócio devido a falta de aporte financeiro, uma boa dica é procurar um sócio que toque o negócio junto com você.
Além disso, ter um sócio traz uma grande vantagem: A divisão de tarefas diárias dentro da empresa.
Talvez você não saiba, mas gerir uma empresa demanda trabalho e foco, portanto, ter alguém junto com você nessa hora pode ser a melhor maneira de obter sucesso.
Peça ajuda para a família
Em último caso, talvez a única opção seja pedir auxílio financeiro para sua família, mas, ainda assim é muito importante ter um plano de negócios bem definido para convencer seus familiares de que vale a pena emprestar o valor do investimento inicial do seu negócio.
Conclusão
Agora que você já sabe como conseguir investimento para sua empresa, pode começar a trabalhar hoje mesmo para obter o aporte necessário para começar seu negócio próprio.
Se você achou as dicas citadas acima úteis, lembre-se que estamos sempre trazendo novidades e dicas, portanto, volte ao site sempre que precisar de mais informações que poderão ajudar você ainda mais.